terça-feira, 8 de maio de 2012

O PMDB, a mesquinharia, a rasteira e outros fantasmas!

Ontem o PT fez uma reunião com toda sua base de apoio onde definiram as coligações para proporcional (candidato a vereador). Pela regra eleitoral, um partido poderá lançar como candidato uma vez e meia o número de cadeiras da câmara. Como Paraty optou por manter 9 vereadores, ou seja, um partido que se lança sozinho concorre com 13 candidatos, dos quais 30% deve ser destinado obrigatoriamente para as mulheres. Então, se o partido se lançar sozinho, deverá lançar 9 homens e 4 mulheres. Se fizer coligação com um ou mais partidos, a coligação poderá lançar o dobro do número de cadeiras, resultando em 12 candidatos homens e 6 mulheres.

 O PMDB, que estava correndo na frente, surtou, e corre atrás com grave risco de implosão. Tudo isso porque o Vereador Rangel se acha dono do partido, através da relação que tem com Jorge Picciani, hoje presidente da Regional do PMDB, e não quer que os filiados escolham o candidato a vice de Casé, em que concorrem Zé Cláudio, Eliane Tomé, Cacau do Restaurante Chafariz, Vereador Vidal, Vereador Deilimar, Vereador Deco e ele mesmo. O engraçado é que foi Deco que convidou Rangel para o PMDB há pouco mais de um ano, e  esse último destituiu Deco, justamente por sua influência com Picciani, que agora apoia Rangel numa proposta totalmente ditadora. Esse mesmo Deco que empunhou a bandeira democrática do PMDB que lhe deu cinco mandatos... Uma vergonha. Infelizmente, com o favoritismo de Casé é mais fácil jogar às favas escrúpulos partidários e repartir o bolo entre amigos na alcova.

Mas vejo uma série de problemas aí... A interrupção do processo que estava sendo competentemente conduzido pela Eliane Tomé prejudica em muito o partido como instituição política, além de confundir o eleitor. Uma hora lança candidatura. Outra hora não lança. Uma hora coliga. Outra hora não... Instituída a confusão, Zé Cláudio se aproveitou para relançar novamente sua candidatura a prefeito, mesmo estando inscrito como candidato à vice de Casé, tendo Luisão, cujo DEM já declarou apoio à oposição (PT e aliados), como vice. Mas Zé Cláudio não é bobo, ele quer aparecer bem na pesquisa para ter apoio de Zezé, caso rompa com Valdecir. Isso tudo se tornará realidade se Rangel conseguir substituir a executiva do PMDB atual composta de Eliane Tomé, Vidal, Rangel, Deco e eu, por uma composta provavelmente por ele na presidência, Deco, Tekinho Legal, Zé Cláudio e um outro filiado qualquer, como dizem por aí... É bom lembrar que a aposta de Picciani era pela coligação, como já foi postado nesse blog. No jogo da rasteira, até ele também cairá de bunda no chão, se a nova executiva for nomeada.

Pelo que se sabe, dia 15 próximo Picciani definirá as comissões executivas de todo estado. Se for mantida a mesma executiva, haverá coligação com definição do vice entre os filiados, com o quadro político retornando à normalidade. Caso contrário, o samba do crioulo doido continuará, o partido se dividirá com mais de 90% apoiando Casé, independente de coligação ou não. Zé Cláudio poderá se impor como candidato à prefeito o que poderá enterrar de vez sua carreira política em Paraty, já que não tem apoio legítimo e as alianças costuradas são baseadas em interesses obscuros, e o PMDB, além da debandada de pré-candidatos à vereador, poderá eleger no máximo dois vereadores. Só esperamos que entre eles, não se elejam golpistas.

Mesmo mantendo a executiva original, o PMDB perde espaço a cada dia que passa sem uma definição, já que conversas, reuniões, deliberações e acordos precisam ser fechados, a fila anda, e a legislação eleitoral é um relógio implacável. Um exemplo disso é que o partido, apesar da definição da coligação para proporcional com a oposição ocorrida em 2 de março, com essa confusão toda acabou perdendo uma grande chance de fechar uma coligação na reunião de ontem. Esse é apenas um dos atrasos que estão prejudicando o partido, e uma composição com o PT e aliados, que devem estar fartos de tanta indefinição baseado em mesquinharia.

Voltando ao assunto inicial, o PMDB possui 16 pré-candidatos a vereador inscritos, dos quais 5 mulheres e 11 homens. Se não houver coligação, três terão que ser excluídos. Mas pelo que se assanha, sobrarão vagas no PMDB. O que faltará é legenda.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Paraty milionária e o esgoto a céu aberto

Paraty foi destaque na coluna do Ancelmo Góis esse final de semana. Não por causa de seus grandes eventos, do belo centro histórico ou da exuberância de suas matas, mas por sua desastrosa administração, que leva o município a diversos flagelos. Esse é apenas um deles.

Daqui há três meses começa a campanha para a próxima prefeitura. É hora de dar o troco e trocar a administração do único município no mundo que depois que ficou rico faliu.


Se você entrar na página, verificará que muita gente já reclama desse problema há muito tempo. Infelizmente todos que passam pela prefeitura simplesmente deixam passar. E assim esvai-se oito anos de descaso. Oito anos de desperdício de dinheiro público. Oito anos de retocesso para muita gente, exceto para membros da famiglia, esses sim, estão bem de vida.


Para acessar a coluna na íntegra clique aqui.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Rasteira!

Parece que a política de Paraty é movida a rasteiras e pernadas. Isso demostra o quanto a política paratiense está comprometida com interesses mesquinhos. Por parte de muitos não há projeto nenhum, sequer algum respeito às instituições constituídas. Essa prática comum na época de eleição reforça mais uma vez a praga do padre, quando preceitua que em Paraty nada vai pra frente.

Coloco muita coisa que prevejo nesse blog,de forma cáustica, pois entendo que o óbvio deva ser demostrado, afinal ladrão é ladrão. Imagine se ao invés de falar "fulano roubou", eu dissesse, "fulano subtraiu furtivamente objeto de terceiro sem seu conhecimento"... Não dá... Não combina comigo, afinal, ladroagem é ladroagem, falcatrua é falcatrua e pernada é pernada. Tentar suavizar a violência é pura burrice, ainda mais quando se trata de valores essenciais.

Mas mesmo sendo cáustico, e esperando sempre o pior por parte dos articuladores políticos de Paraty às vezes me surpreendo. É o caso da rasteira que está sendo orquestrada pelo PTB, partido do prefeito, que daria inclusive o vice do Valdecir, mas que agora ensaia apoiar Tuco Gama para prefeito...

Se isso acontecer, será a terceira rasteira tomada por Valdecir. A primeira quando foi candidato a prefeito na sucessão de Dedé, em 2000, quando esse o deixou sozinho na cova dos leões. A segunda, na reeleição há quatro anos, quando Zezé resolveu assumir a cabeça de chapa, quando o acordo era Valdecir ser o candidato a prefeito. E agora essa que se aproxima.

Infelizmente "quem ama o feio, bonito lhe parece." Ou parecia... Se isso realmente acontecer não deve surpreender Valdecir, mas enfurecerá seus seguidores, dando mais ritmo ao "samba do criolo doido". Haja repinique!

Valdecir, enquanto pastor, deve conhecer muito bem essa passagem bíblica:

Salmos 1, 1-6 :

“1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;"

ou, no popular,

"quem se mistura com porcos..."

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Mais uma semana, mais agitação na disputa pela prefeitura

Samba do criolo doido. Essa é a síntese do quadro político nessa semana. Parece que todos os atores ficaram loucos, pelo menos os atores coadjuvantes.

Pelo que se fala, a desistência de Dedé é meia desistência, pois que se colocou como Vice de Tuco Gama, mantendo-se no quadro. Ponto para Garotinho, que lançou o nome do Tuco faz tempo, mas não decolou como prefeito, foi cogitado para Vice de Dedé, depois de Valdecir, depois prefeito na chapa de fantasia com Luisão, e finalmente se acomoda na chapa real, ficando ancorado a Dedé. Esse no meu ver, deverá funcionar como âncora financeira de um naufrágio político, amplamente anunciado nesse blog.

Mas esse movimento não tem muito eco na política municipal, que hoje está polarizada entre Valdecir e Casé, ou governo e oposição, como prefiro colocar aqui.

Para salgar ainda mais esse peixe, o governo parece que promoveu uma pesquisa para saber como iam os candidatos a prefeito. Deu o que já sabíamos há muito tempo. Casé cresce. Valdecir desce. Os outros somem. Ao invés deles se organizarem e montarem uma estratégia de oposição, ficam tentando bagunçar o PMDB, que de noiva parece ter virado Geni*, aquela cantada pelo censurado Chico Buarque (ou seria Julinho da Adelaide?) na epoca da ditadura, chegando ao ponto do governo propor à alguns interlocutores insatisfeitos pela condução do PMDB em abrir mão da candidatura do Valdecir (que a essa altura já deve estar calejado de tanto lavar rasteira...), dar a cabeça de chapa ao PMDB, e oferecer como vice Rodrigo da Banca, que estava cogitado para ser vice de Valdecir. Um dos interlocutores dessa conversa parece ser Luisão, que até então seria vice de Tuco, através de vereadores insatisfeitos e pasmem! Zé Cláudio, que concorre a uma vaga de vice-prefeito de Casé... Tudo isso orquestrado por Zezé, que declarou amor incondicional a seu vice na reunião no HOtel Velejador.

Traduzindo: o governo ao invés de cuidar de seus problemas, tenta minar o PMDB que se reconstói. Enquanto isso, Casé se mantém como única opção coerente. Literalmente coerente.

*Palavra trocada a insistente pedidos de puritanos.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Semana agitada na disputa para nova prefeitura

Fazia tempo que não tínhamos uma semana tão agitada no meio político em Paraty.

Tudo indica que Dedé (PSC) jogou a toalha. Uns correligionários ainda vêem a possibilidade de Tuco Gama (PR), que estava cotado para ser vice de Dedé, se juntar a Luis Ribeiro (DEM) e concorrer à prefeitura, o que no meu ver seria um suicídio político dos dois. Mas tudo pode acontecer...

Enquanto isso, no PMDB a grande disputa é entre os pré-candidato a vice-prefeito. A listagem ainda não é oficial, mas segundo as boas e más línguas estão concorrendo: Vereador Deilimar, Vereador Deco Minair, Vereador Vidal, Vereador Rangel, Cacau (dono do restaurante Chafariz e irmão do vereador Tekinho), Ex-prefeito Zé Cláudio, que até a semana passada jurava apoio ao Valdecir Ramiro) e Eliane Tomé, presidente do PMDB e dona da Escola Ethos, única representante do sexo feminino para majoritária.

No governo continua a mesma coisa, com Valdecir (PP) conduzindo quase parando a bandeira da situação. A aposta é que Rodrigo da Banca seja seu vice, o que enfraquecerá ainda mais a nominata para vereador do PTB, que corre o risco de ficar ainda mais esvaziada.

sexta-feira, 23 de março de 2012

PMDB de Paraty decide apoiar Casé

Depois de muito debate, o PMDB de Paraty decide apoiar Casé para prefeito, oferecendo o vice. Foram duas horas de debate e considerações que resultou no apoio unânime dos participantes à carta do PT propondo a integração do partido à frente de oposição do governo Zezé.

Com esse resultado, Paraty terá três candidatos a prefeito, Casé, representando a oposição, Valdecir, a situação e Dedé, que também representa o governo, mas como vai muito mal nas pesquisas, deverá abrir mão da candidatura em favor do governo nas próximas semanas.

Se minhas previsões estiverem corretas, vamos ter apenas dois candidatos concorrendo, o que não acontece há muito tempo, na história política de Paraty, e deverá ser uma tendência para os próximos pleitos.

terça-feira, 20 de março de 2012

Malas de dinheiro na lixeira

Muita gente me pergunta quem é o homem da mala... Eu digo que é o avatar de muitos. Um deles acabou de se mostrar a público em grande estilo, a Locanty. Essa empresa atua desde o primeiro dia do Governo Zezé, sob a justificativa emergencial, um dos “modos operandi” daquele que se valem da dificuldade (se é que existe) para faturar alto com isso. No caso da Locanty, como iniciou suas atividades nas primeiras horas de governo, a jogada ficou muito clara, às luzes da aula que seu diretor deu sem querer ao Fantástico.

Depois, com a dificuldade de se revolver o lixão, o contrato se expandiu, chegando à cifra de R$ 12,5 milhões por ano, só pra cuidar do lixo.

Para efeito de comparação, quando assumimos a prefeitura, 2011, tinhamos R$ 12 milhões para cuidar de tudo... Essa era a verba que a prefeitura dispunha para pagar todos os professores, tocar o hospital, manter coleta de lixo, tocar o turismo e custear todas as secretarias... Hoje, sequer cuida do lixo, já que muito do que é estabelecido em contrato sequer é cumprido...

Isso porque é necessário criar muita dificuldade, para que o preço fique bem caro, para que as maslas abasteçam diversos escalões.

Tanto o governo federal, quanto o estadual paralisaram imediatamenteo contrato com essa empresa. É claro que isso não vai acontecer aqui, afinal, o município vive um eterno estado de emergência. E esse é apenas um dos avatares...