domingo, 8 de janeiro de 2012

Diante de indefinição, PMDB estadual define apoio ao PT de Paraty

Quem acompanha esse blog já sabe que o PMDB decide a campanha para prefeitura. Já foi assim na eleição passada, quando ambos decidiram caminhar separados e deram a vitória para Zezé. Três anos depois, a situação continua análoga. Se houver divisão da oposição, ou seja, PT e PMDB resolverem lançar candidato próprio, Valdecir ganha e continua o legado de Zezé.

Pouco mais de um mês após a vitória de Zezé no primeiro turno, o PT, segundo lugar nas eleições, enviou uma carta a Zé Cláudio, terceiro lugar nas eleições, propondo uma aliança das oposições para construção de futura plataforma política. Nessa época Zé Cláudio era presidente do PMDB e simplesmente ignorou a intenção, mantendo a postura individualista que continua até hoje. Diversos elementos do PMDB, inclusive eu, contrapomos a posição da candidatura própria e realizamos inúmeras reuniões no sentido de aparar arestas, e alinhavar uma aliança do PMDB com PT, com vistas a um projeto de governo que consiga sobreviver 20 anos e viabilizar um planejamento estratégico que consiga fazer justiça ao orçamento milionário que Paraty possui, colocando a cidade no caminho do desenvolvimento, antes que a farra dos royalties do petróleo acabe.

Mas infelizmente essas reuniões não avançaram muito, já que Zé Cláudio se mantém como pré-candidato a prefeito, apesar das altas taxas de rejeição e outras lideranças políticas do PMDB utilizarem essa situação para valorizar negociações e flertes com o governo, mesmo sabendo que jamais o PMDB irá apoiar o governo. O governo, por sua vez, utilizou amplamente essa fragilidade do PMDB para negociar individualmente, com uma ou outra liderança vantagens e benesses, para que o partido permanecesse preso nos interesses individuais de um ou de outro político, minando as bases democráticas do partido.

Em novembro até tentamos decidir no voto, através de plenária, se o PMDB iria lançar candidato ou não, mas a intenção foi abortada na semana da plenária, por decisão da executiva do partido.

O ditado diz: a união faz a força. Mas o PMDB de Paraty, ao invés de utilizar essa máxima para se fortalecer e avançar no quadro político, ao tentar se valorizar, e jogar com a dependência dos dois lados mais fortes, o governo que quer rachar, e o PT que quer unir, acabou perdendo credibilidade, que levou a executiva estadual a decidir por Paraty.

Engana-se quem pensa que a política se faz só durante os anos de eleição. Se faz sempre. Diuturnamente. É um exercício de futurologia das próximas horas e dias. Apesar de não divulgarmos, já que seria antecipação de campanha e isso é proibido por lei, monitoramos as intenções de votos de Paraty, através de pesquisas realizadas por institutos sérios e independentes. Da mesma forma que a oposição tem acesso a essas pesquisas, a situação também. Entre eles, o governo municipal e o estadual. O fato é que o mesmo candidato que há 8 anos começou com 2% de intenção de votos, hoje começa com 40%, com taxa de rejeição insignificante.

O meio político sabe disso. No município e no estado. Como aqui ignorou essa ealidade, o estado resolveu bater o martelo, quando o presidente do PMDB no estado definiu que o PMDB e o PT caminharão juntos no próximo pleito, acabando com isso fofocas, indefinições e possíveis negociatas.

O que em primeiro momento pode parecer uma decisão de cima para baixo, nada mais foi do que uma decisão de minerva, quando as lideranças locais, cegas por interesses pessoais deixaram de enxergar o óbvio.

Parabéns para Jorge Picciani.

Leia a entrevista do presidente estadual do PMDB ao O Dia aqui.

10 comentários:

Anônimo disse...

amei esta união, voto no casé, so não gosto é de saber que ja tem estes vereadores que estão ai,que ja estão ade galho em galho e ja se debandaram para o pmdb e pt, so para continuar mamando, devia dar espaço para novos vereadores, com ideias novas, vontades novas, o povo que não sai de cima, mudamos nossos votos, eu e minha familia agora votamos casé.

Anônimo disse...

ME PARECE COMPANHEIRO, ISSO É SE ASSIM POSSO TE CHAMA-LO!HA BEM DA VERDADE É DE CONHECIMENTO NOTORIO EM TODO PAIS QUE O PMDB É O PARTIDO DA BOQUINHA! E QUE PEGAR UMA CARONA NO CANDIDATO HOJE FORTE DE PARATY QUE ESTA EM ALTA NAS PESQUISAS, O SEU PARTIDO HOJE NÃO TEM UM NOME AO ALCANCE DE DISPUTAR UM ELEIÇÃO AO CARGO A MAJORITARIA, MESMO PORQUE QUEM VCS LAÇAREM SEMPRE SERÁ O ULTIMO, VEJA BEM EM QUEM O POVO VAI CONFIAR EM QUALQUER CANDIDATO DE VCS, É SÓ O POVO OLHAR ALGUNS ANOS TRAZ E VER QUE QUEM INICIOU O RETROCESSO ADMINISTRATIVO E POLITICO DESTA CIDADE FOI O PMDB COM UM CARA QUE CHEGOU EM PARA PARATY COM AS CALÇAS RASGADAS E INCLUSIVE CALÇANDO CHINELOS DE PARES CADA UM DE UMA COR, E DEU NO QUE DEU, SOFREMOS MUITO COM O PMDB NAQUELES TEMPOS, VC LEMBRA DISSO!VEJA BEM O CANDIDATO QUE ESTA EM ALTA ESTA BEM NAS PESQUISAS E VCS NÃO TIVERAM NENHUMA PARCELA NISTO, PELO CONTRARIO, NAS ELEIÇÕES PASSADAS VCS TENTARAM DENEGRIR A IMAGEM DELE, AGORA QUEREM SE CHEGAR, VÃO POUSAR EM OUTRAS TERRAS! HÁ ISSO SEM FALAR QUE O PARATYENSE SABE QUE O SEU PARTIDO ESTA DIVIDIDO EM TRES GRUPOS POLITICOS EM PARATY, MESMO QUE VCS DIGAM QUE VENHAM SOMAR ISTO NÃO É VERDADE! ATÉ PORQUE NEM TODOS APOIARIAM O CANDIDATO QUE ESTA EM ALTA NÃO É ISSO MESMO!SE VCS LANÇAREM UM CANDIDATO PROPRIO NEM MESMO ASSIM CONTARIAM COM O APOIO MACIÇO DO PMDB, PORQUE DA DIVISÃO PEEMEDEBISTAS NA CIDADE CORRETO! FAZ O SEGUINTE FAZ UMA PESQUISA LANÇANDO UM NOME DE VCS PRA VER A POPULARIDADE E O INDICE DE VOTOS OU REJEIÇÃO! OLHA SÓ O CANDIDATO QUE ESTA EM ALTA LEVA ESSA, COM VCS OU SEM VCS! SE VCS LAÇAREM CADIDATO PROPRIO SERÃO O ULTIMO LUGAR DE NOVO!TENHA UM BOM DIA!

Anônimo disse...

É FICOU COM VERGONHA DIANTE DAS VERDADES QUE EU FALEI EM RELAÇÃO AO PARTIDO DA BOQUINHA, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AO RETROCESSO ADMINISTRATIVO E POLITICO QUE O SEU PARTIDO FEZ COM A NOSSA CIDADE NÃO É? ENTENDI! POR ISSO NÃO POSTOU MEUS COMENTARIOS! SE DEUS ASSIM QUIZER O CANDIDADTO EM ALTA NÃO VAI PRECISAR DE VCS, SEUS OPORTUNISTAS E APROVEITADORES!!! NÓS SABEMOS E CONHECEMOS A SAGA DO PMDB!

Anônimo disse...

o anonimo do dia 09, não soube interpretar o título,só ele(ela) e a familia é que vão votar no Casé kkk....aiaiaia. fala ´serio!!!!!

Anônimo disse...

vc deve ser um belo puxa saco e deve estar ganhando burlas de dinheiro no governo atual, por isto fez este testamento enorme, sai fora, Paraty não é mais como aos anos 60 a que vc se refere, Paraty se modernizou, cresceu, se atualizou e os futuros candidatos tambem, vc acho por acaso que o sucessor do atual governo ganha? fala serio seu ze roela, vai ganhar agora é o Caséeeeeeeeee.

Anônimo disse...

kkkk dorei...

Gustavo Cirne Porto disse...

Diante de tanta propriedade com que fala do povo e da política de Paraty, gostaria que me respondesse à três perguntas: Quem é? O que fez? E o que faz Heraldo Arn pela população paratiense??

Anônimo disse...

vai acabar dando DEM com o candidato LUIZ RIBEIRO que negocia para definir seu vice,,,,,,,,,,,,,

Anônimo disse...

Quem? Casé? Quem é mesmo, nheim?zzzzz

Anônimo disse...

Cada vez mais fico estupefato com a
com a ignorância ou burrice, mesmo de pessoas q não sabem o q falam.
Não sou partidário, mas o indivíduo falar q o PMDB é o partido da boquinha! Então me diz qual e o partido q não é da boquinha? O PT ou o
atual governo q criou mais tantos cargos comissionado junto com vereadores oportunistas, q legislam em beneficio próprio? enquanto o povo não tiver consciência q nós somos os patrões e que
são nossos impostos q pagam o salário e outras regalias q sabemos, como gasolina,diarias etc..
Vai ser sempre assim, infelizmente o povo tem memória curta e gosta de ser enganado, não quer um ADMINISTRADOR Q APLIQUE NOSSO DINHEIRO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO, TURISMO E DESENVOLVIMENTO. E q fale a verdade, querem sim o amigo q arrume um emprego pra sua filha ou quaquer parente, mesmo q não seja qualificado para o cargo, então estaremos sempre lendo essas asneiras !!!!!!