quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Paraty na era do arrego institucional

De um lado Zé Pital escreve um artigo (http://zepital.blogspot.com/2011/09/bobos-da-corte.html) condenando a prática da utilização de dinheiro público pelo Convention Bureau para beneficiar principalmente sua diretoria, e mostra que um antigo jornal que denunciava as ações da prefeitura num dia, no outro se transformou em prestadora de serviços municipal. Do outro, o recém criado blog AmamosParaty (http://amamosparaty.blogspot.com/2011/09/senhores-vereadores-parem-essa-obra-e.html), condena a Casa Azul por armar uma necessidade para captar recurso, com a aval da Prefeitura, Iphan e do Convention em fazer uma obra num espaço sagrado, até então, funcional e agradável.

Ambos os artigos nos mostram claramente ou a falta de capacidade da Prefeitura gerir projetos estratégicos para o município, sejam de ordem turística ou urbanística, ou, na pior das hipóteses, a manipulação de instituições locais através da utilização de recursos públicos.

Como o dinheiro está à rola na prefeitura, por que não fazer um agradinho aqui e outro ali? Isso até seria legítimo, mas a prefeitura não possui uma secretaria de turismo e uma de obras? Então por que não fecha essas duas secretarias de uma vez, uma vez que está passando suas atribuições para outrem, sem a utilização de concorrência pública? É simples: como manteria o silêncio dos funcionários, dos comissionados, dos contratados e parceiros? Esse governo é assim, ele vai comprando todos que de uma forma ou de outra poderia questioná-lo. É o famoso calaboca, ou arrego, no jargão do jogo do bicho, chegando no dia-a-dia paratiense. Estamos progredindo.

Vou dar um exemplo de como funciona a lógica desse governo através de um relato de um amigo meu, comerciante há mais de 30 anos:

Paraty estava na baixa baixíssima e esse amigo não sabia como honrar suas contas. Passa um mês, dois, três e nada de melhorar. Ele, inconformado, reclamou com amigos. Suas desventuras chegaram aos ouvidos do governo municipal. O grande líder não teve dúvida, foi ao comércio desse comerciante, ouviu suas queixas, e soltou essa pérola de solução:

- Se você fechar as portas, não se preocupe, eu tenho um emprego pra você na prefeitura.

O que percebo nessas “parcerias” entre a prefeitura e “instituições” é que o que importa mesmo é o esquema. E esse se traduz assim: você deve fazer mas não faz. Se faz, faz mal feito. Eu posso fazer bem feito. Me dá o dinheiro que eu faço. Se me der, está tudo certo. Todos ficaremos felizes.

E a responsabilidade social? Vale tudo? Só não vale dançar homem com homem e mulher com mulher? Onde foi parar a legalidade, a transparência, a seriedade, o respeito do dinheiro público e aos nossos vizinhos? Para os amigos tudo, e para os outros a lei?

Essa prática ficou muito clara e feia quando um empresário de turismo de Paraty abriu um jornal e tornou público os absurdos que aconteciam na prefeitura. Depois de três edições batendo, ele parou com o jornal sem nenhuma explicação (http://zepital.blogspot.com/2011/09/o-preco-do-silencio.html). Seis meses depois ele abriu outra firma e hoje é um dos felizardos famigliares que tem contrato milionário com a prefeitura.

Não há corrupção de mão única. Vemos que a capacidade financeira da prefeitura é tão sedutora, que aqueles que deviam cobrar e até questionar o descalabro que se instalou em nosso município, simplesmente, sob a burca de boa vontade e intenções imaculadas, capitulam aos pés das possibilidades milionárias que o poder público dispõe.

E vejam! Esse não é um privilégio de OSCIPS, instituições, como o Convention e a Casa Azul, que miram claramente no dinheiro público, mas a própria Câmara de Vereadores, que deveria ser a guardiã do interesse do cidadão menos favorecido, mostra-se cega e, também, incapacitada de reverter esse triste quadro.

Até quando esperar? Até me ajoelhar, esperando a ajuda de Deus?

13 comentários:

Anônimo disse...

Bem, Sr. Heraldo,

É óbvio td isto q vc falou mas quando iniciou-se a polêmica da praça, enviei-te uma mensagem e vc disse que "GOSTAVA MUITO DO PROJETO" e que PARATY NÃO DEVERIA PARAR NO TEMPO, lembra-se ?????
Agora também te pergunto - Em que lado está ?

Ramon disse...

Eu gostei desta idéia de blog. Acho que em breve montarei um também. Esta ferramenta pode ser bem esclarecedora.Sucesso pra você.
Paulo Ramon

Anônimo disse...

Ai Heraldo um Paratiense no alto escalão, viva nossa querida Paraty.

GABINETE DO MINISTRO
PORTARIAS DE 14 DE SETEMBRO DE 2011
O MINISTRO DE ESTADO DA PESCA E AQUICULTURA,
no uso de suas atribuições, e tendo em vista o art. 87 da
Constituição Federal e o Decreto de 13 de junho de 2011, bem como
a competência que lhe foi subdelegada pela Portaria n.º 1.056, de 11
de junho de 2003, do Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da
Presidência da República, resolve:


Nº 274 - NOMEAR LUCIANO DE OLIVEIRA VIDAL para exercer
o cargo em comissão Superintendente, código DAS 101.4, na Superintendência
Federal de Pesca e Aquicultura no Estado do Rio de
Janeiro, deste Ministério.

LUIZ SÉRGIO NÓBREGA DE OLIVEIRA

Anônimo disse...

Vocês podem escrever a denúncia e enviar uma carta sem remetente para Polícia Federal.

Delegacia da Polícia Federal de Angra dos Reis
DPF FÁBIO GALVÃO DA SILVA REGO
Rua Benedito Pereira da Rocha, 463 - Parque das Palmeiras
Angra dos Reis-RJ CEP: 23906-250

OS CORREIOS ACEITAM O ENVIO DE CARTAS SEM REMETENTE!

Cole o selo no envelope, e coloque na CAIXA AMARELA DE COLETA DE RUA DOS CORREIOS.

VAMOS DENUNCIAR!!!

A PF de Angra dos Reis bateu em um restaurante de Paraty e prendeu o proprietário, foi tudo por denúncia anônima!

Anônimo disse...

A POLÍCIA FEDERAL TAMBÉM ACEITA O ENVIO DE DENÚNCIAS POR E-MAIL.

É só vc enviar sua denúncia para: denuncia.ddh@dpf.gov.br

Anônimo disse...

Heraldo você poderia fazer uma matéria no seu blog instruindo como as pessoas fazem para denunciar para o TCE, para o MP, para a PF.

Existem diferentes formas de se fazer uma denúncia, dá pra denunciar por carta anônima por exemplo, e tem gente que nem sabe disso.

Tanta gente que quer denunciar e não tem coragem, ensine os métodos mais eficazes de anonimato que com certeza vai pipocar denúncia.

Quanto mais denúncias chegar no MP e na Polícia Federal melhor.

Uma andorinha só não faz verão.

Parabéns pelo seu trabalho em benefício da cidade!

Correio de Paraty disse...

FAVOR RETIRAR COM URGÊNCIA O MEU BANNER DESTE BLOG.

Anônimo disse...

ATENÇÃO a Delegacia da POLÍCIA FEDERAL de Angra dos Reis está com novo responsável.

Então as cartas anônimas devem ser endereçadas ao seguinte destinatário:

DPF SERGIO SADÃO
Rua Benedito Pereira Rocha, nº 463.
Parque das Palmeiras. Angra dos Reis-RJ
CEP: 23906-250

Anônimo disse...

Atenção leitores do blog!

Você também pode fazer a sua denúncia anônima para a Polícia Federal por TELEFONE ou por E-MAIL.

POR TELEFONE:

LIGUE PARA (24) 3364-8130

POR E-MAIL:

Você também pode mandar a sua denúncia por e-mail e não precisa se identificar.

Envie para: dpf.cm.ars.srrj@dpf.gov.br

Anônimo disse...

2 comentários:
Dax Goulart disse...
FAVOR RETIRAR COM URGÊNCIA O MEU BANNER DESTE BLOG.
18 de setembro de 2011 12:04
Zé Pital disse...
Caro amigo, desculpe o incômodo, estarei retirando o banner de blog do meu.

Qual o medo que o DAx tem? que esta pedindo a retirada dele do blog

LUCIO CRUZZ disse...

OUVIDORIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Como encaminhar uma denúncia para o Ministério Público, órgão responsável pela defesa dos interesses sociais de forma a garantir a cidadania em uma sociedade. Dessa forma, qualquer pessoa pode enviar uma denúncia ao Ministério, Caso não queira se identificar, a denúncia poderá ser anônima e em nenhum caso será necessário utilizar seus documentos pessoais como forma comprobatória, apenas devem ser fornecidos dados suficientes para que as autoridades possam chegar ao autor do delito.Para fazer a denuncia na OUVIDORIA ligue para o tel: 127.

Gabriel Costa disse...

Heraldo,

Não conhecia seu Blog, parabéns!!!

Gabriel Costa

Gabriel Costa disse...

Heraldo,

Não conhecia seu Blog, parabéns!!!

Gabriel Costa