sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O futuro de Paraty passa por um projeto político


Muita gente se pergunta como Paraty, com pouco mais de 20 mil eleitores, e Vidal,
com menos de 600 votos conseguiu um cargo tão impostante no governo federal. É claro que boa parte deve-se a sua competência na área da pesca. Trabalhando quase a vida toda como despachante marítmo, adquiriu um grande conhecimento da legislação pesqueira e formou o que se chama hoje de network social, ajudando muito no reconhecimento e eficácia de suas ações.

Mas não é só isso... Se fosse assim viveríamos numa meritocracia, não numa democracia, onde o poder político é mais valorizado do que a experiência e conhecimento, que, na minha visão, é a grande responsável pelo nosso terceiromundismo.

Mas as regras são essas e temos nos pautar por elas. O fato é que a conquista da superintendência foi iniciada há dois anos atrás, quando PT e PMDB de Paraty resolveram apoiar Dilma, Sérgio Cabral e Luiz Sérgio. Todos eleitos, Luiz Sérgio foi o segundo mais votado em todo município, perdendo apenas para Tuco Gama, único candidato paratiense.

Quatro anos antes, Luiz Ségio também atingou a mesma marca, agora perdendo para Zé Cláudio, e os votos de Paraty foram reponsáveis pela condução do canditado ao cargo.

Depois da segunda derrota à prefeitura, Casé percebeu que apenas uma mudança radical na condução de política paratiense poderia se apor ao poder econômico e ao populismo que se estabeleceu no governo municipal, utilizando o planejamento e o poder de articulação como antídoto ao uso descarado da máquina pública em favor da perpetuação daqueles que a controlam.

Dessa certeza um grupo de oposição, do qual faço parte, começou a pensar o quadro político de Paraty como um organismo, algo vivo que não se limita a um mandato, mas no anima da resolução de problemas que aflingem a comunidade. De forma contínua e múltipla, com prarticipação nas esferas estaduais e federais, o que convencionamos chamar de “Projeto Político de Longo Prazo”, ou simplismente “Projeto Político”.

A partir de então nossos passos são dados, não de acordo com a conveniência pessoal ou imediata, mas enredado na perspectiva de um futuro melhor, encaixamdo oportunidae com solução, apoiado nas várias instâncias governamentais, ação que foi comprovada quando Casé abriu mão da superintendência da pesca para Vidal, concessão do PT ao PMDB, e o contrário, quando Deco e Vidal apoiaram Luiz Sérgio, concessão inversa, do PMDB para o PT.

Infelizmente muits políicos convencionais rechaçam essa idéia, argumentando que isso é impossível de fazer e que os egos se sobrepõem à equipe, desarmonizando o conjuntos ao ponto de dissolve-lo, para que com isso sobrevivam no meio político.

Como disse vidal na carta de despedida, com a superintendência conquistamos mais um degrau. Apenas um de muitos.

8 comentários:

Anônimo disse...

O Luiz Sérgio poderia ser o candidato a prefeito do PT de Paraty, teria muito mais chance do que esse Casé que não sabe fazer nada...Eu que sou petista e moro aqui em Angra, gostaria muito.

Anônimo disse...

Vamos companheiros dar o troco legal!!!!!
A CARTA ABETRTA A POPULAÇÃO!!!

Por Gil Cordeiro Dias Ferreira
Que venha o novo referendo pelo desarmamento. Votarei NÃO, como da primeira vez, e quantas forem necessárias. Até que os Governos Federal, Estaduais e Municipais, cada qual em sua competência, revoguem as leis que protegem bandidos, desarmem-nos, prendam-nos, invistam nos sistemas penitenciários, impeçam a entrada ilegal de armas no País e entendam de uma vez por todas que NÃO lhe cabe desarmar cidadãos de bem.
Nesse ínterim, proponho que outras questões sejam inseridas no referendo:
·Voto facultativo? SIM!
·Apenas 2 Senadores por Estado? SIM!
·Reduzir pela metade os Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores? SIM!
·Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, e NÃO por nepotismo? SIM!
·Reduzir os 37 Ministérios para 12? SIM!
·Cláusula de bloqueio para partidos nanicos sem voto? SIM!
·Fidelidade partidária absoluta? SIM!
·Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? SIM!
·Ampliação do Ficha-limpa? SIM!
·Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas? SIM!
·Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público? SIM!
·Fim dos suplentes de Senador sem votos? SIM!
·Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um terço? SIM!
·Voto em lista fechada? NÃO!
·Horário Eleitoral obrigatório? NÃO!
·Maioridade penal aos 16 anos para quem tirar título de eleitor? SIM!
- PEC 300 SIM
·Crime hediondo para roubo de medicamentos e merenda escolar? SIM!
-Um BASTA! na politicagem rasteira que se pratica no Brasil? SIM !!!!!!!!!!!
DIVULGUEM por favor!

Anônimo disse...

Gostaria se perguntar ao Sr. Gil Cordeiro Dias Ferreira, se ele acredita em Papai Noel???kkkkkkkkk, pelo visto tadinho acredita!!!

Anônimo disse...

Ô Heraldo, o Valdecir continua falando mal do PT no Blogger dele (amigovaldecir.blogspot.com). Ele disse que o PMDB não vai se coligar com o PT em Paraty. Isso é mentira, não é Heraldo?

Anônimo disse...

Heraldo nao intendi porque voce falo toda aquela coisa do brog do Valdeci na nossa reuniao entrei la e nao vi nada dimais Heraldo voce esagero o Valdeci nao fala mal do PMDB como voce falo na reuniao

Anônimo disse...

Heraldo poque o Zé Pital não posta mais nada no blog dele? Será que já se vendeu?

Anônimo disse...

É brincadeira, Luiz Sérgio, Casé e Eraldo, três safados. Olha só a cara do Casé, doido pra pegar um boquinha, nunca trabalhou na vida. O Luiz Sérgio já era pra estar preso a muito tempo, mas... é do PT, partido da corrupção.

Anônimo disse...

O ANONIMO DISSE.....E A SAUDE?E AS VERGONHAS DA FARMACIA HOSPITALAR SEM CONTROLE?AI TBEM DA CADEIA E POLICIA FEDERAL.SOU FARMACEUTICO E ASSISTO ESSA VERGONHA SEM PODER FAZER NADA.DENUNCIAS JA FIZ MUITAS.
IARA REBELO