quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A hora da CPI

Estão começando a pipocar em Paraty e outros municípios que mantém uma conduta administrativa duvidosa, decisões judiciais que tentam por fim às irregularidades constatadas. Em alguns casos o Ministério Público pede o afastamento das autoridades envolvidas, em outros, indignados com a situação de seu município, a própria Câmara de Vereadores toma essa iniciativa e chama o executivo à responsabilidade, aravés de instalação de CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, igualzinha aquela que cassou o mandato do Fernando Collor, e o manteve na geladeira por oito anos. Isso por causa de uma corrupção que não ultrapassou R$ 50.000,00 nos dias de hoje...

Em Paraty mesmo, já foram algumas criadas CPIs, onde as apurações não deram em nada. Mas foram muito importantes para mostrar a importância desse instrumento, e da Câmara de Vereadores. Uma delas foi contra Dedé, onde foi questionado o desvio de dinheiro para construção de quebra-molas. Foi provado que eram apenas especulações. Zé Cláudio também respondeu a uma CPI, que apurava a contratação do Instituto Histórico na classificação de documentos no arquivo da prefeitura. Um contrato inferior a R$ 8.000,00. Também não deu em nada.

Hoje, apesar de diversas denúncias e suspeições que passam por malas recheadas de dinheiro, obras caríssimas mal feitas, nepotismo, superfaturamento, tudo às claras e ducumentado, percebemos um legislativo alheio a tudo isso, como se vivêssemos num município acima de qualquer suspeita. Um verdadeiro país das maravilhas, com direito à calçamento de tijolinho de ouro e tudo (mas não seria Oz?).

A mordaça prova mais uma vez o poder do executivo, afinal a maioria absoluta da bancada é da situação. Os poucos que sobram quase nada podem fazer. Mas diante disso fica a pergunta que não que calar: será que mesmo com tantos escândalos, no momento que estourar a bomba, os vereadores que apoiam incondicionamente o governo pensam que nada irá respingar neles? Já passou a hora de uma CPI. Mesmo para provar que a mala era economia de anos e anos, tijolinhos são mais resistentes e belos que granito, cargos comissionados não mostram seus diplomas para não parecer metidos e os músicos de Paraty recebem mesmo 30 mil por show, só escondem isso para sonegar do Leão.

O fato é que em menos de 30 dias os vereadores têm que se reposicionar no quadro político partidário. Quem for apoiar a oposição deverá nesse período se aliar a partidos de oposição. Quem acreditar na situação deverá pular para partidos que apoiam a situação ou se manter onde estão. Esse é o movimento. Fazer de conta que nada está acontecendo ou não, poderá fazer a diferença entre ganhar e perder muitos votos.

3 comentários:

MEU KOO disse...

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA C.P.I no Pontal?

C.P.I. = Comissionada Piranha Ignorante

HAHAHA

Anônimo disse...

EU ACHO QUE SEI O QUE É CPI NO PONTAL! VEJA SE APURAR OS FATOS VERÃO QUE UM CIDADÃO CONSTRUIU SUA MANSÃO NA MESMA EPOCA DA CONSTRUÇÃO DO LABORATORIO DE ANALISE CLINICAS DE PARATY, PORQUE SERÁ? E AINDA ELE É MUITO LIGADO A ESTE GOVERNO QUE AI ESTÁ! SABEM QUEM É?

lucio cruz disse...

OUVIDORIA DO MINISTÉRIO PÚBLICOComo encaminhar uma denúncia para o Ministério Público, órgão responsável pela defesa dos interesses sociais de forma a garantir a cidadania em uma sociedade. Dessa forma, qualquer pessoa pode enviar uma denúncia ao Ministério, Caso não queira se identificar, a denúncia poderá ser anônima e em nenhum caso será necessário utilizar seus documentos pessoais como forma comprobatória, apenas devem ser fornecidos dados suficientes para que as autoridades possam chegar ao autor do delito.Para fazer a denuncia na OUVIDORIA ligue para o tel: 127