domingo, 16 de outubro de 2011

Paraty à espera de um milagre

Enquando as águas de maio fecham o verão, as da primavera abrem, e com ela a lembrança de desastres recentes. Hoje completam três dias de chuvas quase que initerruptas, nos assombrando com possibilidade de deslizamentos e enchentes. A parte os mil reais por cada vara de medição paga pela Defesa Civil (aquele caibro pintado de amarelo que pode-se ver no Perequê Açu), e da remoção dos galhos do rio (não do canal do jabaquara), nada foi feito pelo governo municipal para evitar que sejamos presenteados por outra enchente no verão, época que a cidade está mais cheia, resultando no desastre econômico e social que tivemos no ano retrasado.

A foz do Perequê-Açu parece que foi tombada. Todos os escombrom de dois anos atrás continuam lá, além do sedimento do rio, criando um dique favorecido pelo quebra mar. O outro escoadouro natural, o canal do Jabaquara, depois da última chuva forte, também assoreou, somando-se aos escombros trazidos pela chuva. Some-se a isso a ponte(?) de R$ 900 mil reais que será sendo feita na frente da Pousada Caborê cujas cabeceiras(?) encurtaram o canal em uns 6 metros...

Pareço ser pessimista? Talvez. Mas previsão do tempo não bruxaria, é ciência. E centificamente falando, sabemos que a fórmula CHUVAS DE VERÃO + RIO ASSOREADO + CANAL DE ESCOAMENTO ENCURTADO + IMCOMPETÊNCIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS + OBRAS SUPERFATURADAS E MAL FEITAS = DESASTRE ECONÔMICO EM TODO MUNCÍPIO. Entenda-se por TODO MUNICÌPIO quem votou contra e quem votou a favor desse governo. Exceto por alguns sócios da Famiglia INC, que faturam também nas emergências, grande maioria irá se prejudicar com a incapacidade do governo prever o óbvio, e se resguardar.

Esse verão será uma prova de fogo para o principal pré candidato à prefeitura do governo, Valdecir Ramiro, que, como Secretário de Obras, terá a obrigação de não deixar a situação chegar a esse ponto. Ele tem exatos 70 dias para fazer o que não foi feito nesses anos todos. Resumindo: não vai fazer nada. Na falta das obras preventivas, esperamos que o ilustre secretário pelo menos ore para que as chuvas de verão sejam menos intensas esse ano, o que com o desequilíbrio climárico está cada vez mais difícil. Enquanto isso, na falta de ações científicas e pragmáticas, restam a nós cidadãos nos apegar na possibilidade de mais um milagre.

4 comentários:

Anônimo disse...

de quem é esta obra maravilhosa do Rio Perequê, e o mesmo arquiteto que esta fazendo a praça de concreto?

Anônimo disse...

cade a exoneração dos comissionados e dos desvio de função da prefeitura, hoje ja e dia dezessete e nada aconteceu, vai acabar em pizza, ou o sindicato vai recorrer ao MP???cade a abertura do edital do concurso??? no governo do casé também vai ser assim, cheio de comissioandos???

Anônimo disse...

É muito interessante estas denúncias, dá no que falar e causa grande alvoroço mas uma pergunta essencial que ninguém tem coragem de fazer é:
" CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO DE PARATY ? "
"CADÊ A JUÍZA ? "
POR QUE VOCÊS NÃO FAZEM CUMPRIR AS LEIS NESTA CIDADE, "MERETÍSSIMOS" ??????
SEUS GORDOS E CONFORTÁVEIS SÁLÁRIOS SÃO PAGOS PARA DEFENDER O HERÁRIO PÚBLICO E COLOCAR ATRÁS DAS GRADES TODOS ESTES ARROMBADORES DOS COFRES PÚBLICOS.
É UMA VERGONHA, UMA GRANDE VERGONHA TER UM JUDICIÁRIO TÃO INCAPAZ, TÃO INSENTO DE SEUS DEVERES NESTA CIDADE.

Anônimo disse...

coloca ai coisas novas, quando o casé vai falar la no SIMPAR, parece ate que ele esta correndo dos funcionários, so falta ele, fala ai do concurso publico, das exonerações, matéria nova, estas matérias tuas já são arcaicas.